CARNAVAL DE MAQUETE


       

   

Grêmio Recreativo Escola de Samba de Maquete

Meninos de Pelota


As 4 Estações da Vida


Carnavalesco : Raphael Khaleb
Samba utilizado(Escola/Ano) : Acadêmicos Tatuapé 2010
Interpréte : *

SINOPSE


Autor(es) : Raphael Khaleb

Image and video hosting by TinyPic


JUSTIFICATIVA:

A natureza tem sempre muito a nos ensinar, e uma grande lição nos é dada pelas estações do ano. Cada estação dura aproximadamente três meses e possui características específicas como o calor e o frio. Outro ponto interessante é que elas seguem ciclos anuais, pois a terra está constantemente em um movimento de Translação.


O ano tem varias divisões e junto com essas divisões vem as historias. Pensando nisso os meninos de pelotas resolveu encarar a melhor forma de ver a vida. O nascer, o crescer o reproduzir e o morrer de acordo com as estações do ano. Pensando nisso, a FURECA Meninos de Pelotas traz o Outono, o Inverno, a Primavera e o Verão representado no nosso dia a dia.... As estações da vida.


SINOPSE:

Introdução

Em nossas vidas, passamos por fases que chamamos de estações da vida bem parecida com as estações do ano que foi ensinado nos livros de geografia. É interessante como a natureza conhece as suas estações e compreende a linguagem de cada uma delas. Cada estação do ano tem as suas características bem específicas e nos revelam a beleza presente na harmonia dos contrastes. Cada estação dura aproximadamente três meses e possui características específicas, como o calor e o frio. Outro ponto interessante é que elas seguem ciclos anuais, pois a terra está constantemente em um movimento de Translação. A nossa existência precisa de ser compreendida, também, a partir dos seus contrastes. Em nossas vidas, passamos por fases que chamo de estações da vida. Perdas e danos; frio e calor; escuridão e brilho, fazem parte das múltiplas facetas da vida que se renova, que se refaz, e que triunfa vitoriosa, ainda que, de tempos a tempos, conheça a dor, as derrotas e o sofrimento. São as estações da vida, como momentos, necessários, da nossa existência.


Outono... Tempo de ocaso.

E assim, começamos a nossa vida, pelas estações do ano. “Outono é sempre igual, as folhas caem no quintal”. Assim já dizia Sandy e Junior. O Outono é a Preparação. Onde preparamos a nossa vida, onde precisamos pensar no que fazer da nossa caminhada. O maior exemplo vem da terra. A natureza, através das árvores, “abrem mão de suas folhas”. Esse período é comum a chuva dar o ar da sua graça. E também é o período das frutas, onde generosamente a natureza “abre mão da sua vida para alimentar uma nação inteira” Planejar. Construir, reconstruir. Assim começamos o nosso outono, a nossa vida, a preparação para


Inverno... Tempo de Hibernação.

Segunda Parada. “Quando o inverno chegar, eu quero estar junto a ti.” Tim Maia sabia do que estava falando. Sabia que chegava a temperatura mais fria do ano. Em alguns lugares flocos de neve caem do céu. A temperatura deixa de ser seca e passa a ficar mais úmida. Com isso, as pessoas na rua, tiram as suas vestimentas mais bonitas do armário, parecendo um grande desfile de modas. Em contra ponto, os jornais ficam mais finos e os moradores de rua não tem o que vestir. Os nobres, curtindo ainda mais esse inverno, que, segundo Adriana Calcanhoto é quase glacial, acabam entregando ao prazeres de uma boa alimentação. Quem resiste a um delicioso chocolate quente? O inverno faz com que a gente reflita. Essa é a estação que eu quero? Essa eh a trajetória que eu preciso?


Primavera... Tempo inicial de uma boa estação

Terceira parada: “O perfume que andava com o vento pelo ar. Primavera soprando um caminho mais feliz” Lembramos logo do renascimento, aroma de flores, cores e formas. Animais rondando a rainha soberana das estações. Hora de tirar a quantidade de roupas que pesam nosso corpo que usávamos por causa da ultima estação, e trocar ela por acessórios mais leves, como chapéu ou ate mesmo cabelos ao vento. É o momento de você colher os frutos do inverno, conhecer a vitória sobre as adversidades da vida. Nesta fase da vida, olhamos pra trás e lembramos de tudo que você já passou nas estações anteriores e se alegra pelos frutos.


Verão... Tempo de lazer

Ultima Parada: “É como um sol de verão queimando no peito. Nasce um novo desejo em meu coração” Ultima estação da vida, a qual é caracterizada pelo calor. O verão é o tempo do lazer, das férias tão esperadas, nele podemos ir tomar o nosso tão esperado sorvete, curtir o astro rei dando o ar da sua graça na praia, viajar e principalmente nos divertir. A festa mais esperada do mundo do samba acontece aqui. O carnaval. Hora de torcer para a minha escola querida. Nesta fase, devemos aproveitar o máximo do tempo livre pra GASTAR as energias. Muitas vezes nos verões da vida, nos preocupamos com muitos afazeres de nossos trabalhos e deixamos de usufruir um momento de diversão.


Conclusão:

Todo ser humano necessita de um momento de férias, melhor de vários momentos, ele nos ajudam a descansar, a planejar, a viver melhor nas próximas estações. Você pode se divertir no verão, se preparar no outono, mas só crescerá no inverno. Você jamais deve esquecer que depois da primavera, teremos um novo verão, pois estamos vivos e sempre passaremos por estações da vida. Então aprenda sempre a cada novo ano, confie no Senhor, descanse nele, viva cada fase de sua vida e se prepare para a próxima


“O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã!” (Salmo 30.5)


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Sites visitados para me basear nas pesquisas
https://cristianismototal.wordpress.com/2010/09/06/as-estacoes-do-ano-e-as-estacoes-da-vida/
http://o-tempo-kairos-de-deus.blogspot.com.br/2012/11/as-quatro-estacoes-da-vida.html
http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/administracao/as-estacoes-vida.htm
http://www.euescolhiesperar.com/artigos/as-estacoes-da-vida
MUSICAS CITADAS:
AS QUATRO ESTAÇÕES – SANDY E JUNIOR
PRIMAVERA (VAI CHUVA) – TIM MAIA
PRIMAVERA – LOS HERMANOS
CANÇÃO DE VERÃO – ROUPA NOVA

Escute o Samba
TERRA ABENÇOADA PELAS MÃOS DO CRIADOR
SUBLIME PARAÍSO, A ILHA DO AMOR!
UM MARCO FRANCÊS ALI SE FEZ
SURGE ASSIM A MISCIGENAÇÃO...
É CANTO, É DANÇA, É DEVOÇÃO
HERANÇAS DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA
SEU RITMO EMBALA A MULTIDÃO
NO CARNAVAL LEVANTA POEIRA
TEM SÃO JOÃO, BUMBA-MEU-BOI A ENCANTAR
SEU FOLCLORE É TRADIÇÃO POPULAR

É ARTE, É CULTURA PRA TE EMOCIONAR
NA ARQUITETURA REFLETE A BELEZA
TEM MAGIA E SEDUÇÃO ESTA CIDADE
PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE

BOM É SENTIR O CALOR
A BRISA SOPRAR NA BEIRA DO MAR
NO ESPORTE SER UM VENCEDOR
NA GASTRONOMIA “PROVAR TEU SABOR”
BERÇO DE POETAS IMORTAIS
LENDAS QUE ESTÃO VIVAS NA MEMÓRIA
DE UM POVO VALENTE E GUERREIRO QUE FAZ SUA HISTÓRIA
NA CAPITAL DO REGGAE MEU SAMBA VAI TE EMBALAR
PODE APLAUDIR O SHOW VAI COMEÇAR!

TUCURUVI EU SOU!
O SOM DO TAMBOR VAI ECOAR
PRA CONQUISTAR O SEU CORAÇÃO
EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO