CARNAVAL DE MAQUETE


                   

   

Grêmio Recreativo Escola de Samba de Maquete

Acadêmicos de Aparecida


A Noite


Carnavalesco : Jacqueline
Samba utilizado(Escola/Ano) : Portela / 1998
Interpréte : Rogerinho

SINOPSE


Autor(es) : Jacqueline e Plínio (Sinopse)

Image and video hosting by TinyPic


Aparecida no carnaval da UESM de 2017, irá falar sobre a noite, tema do carnaval da Portela de 1998, falando da noite, tem muitas coisas que poderíamos descrever, mas vamos focar nos seguintes tópicos.

Escuridão, estrelas, lua cheia, as festas noturnas e assombrações na noite, confiram abaixo a nossa sinopse.

SINOPSE

Escuro mas belo, ficamos com pouca visão, a noite nos mostra grandes mitos, com os quais a humanidade explicava seus temores. Ruídos inexplicáveis, visões enevoadas, acendiam a imaginação, fazendo surgir os vampiros, mariposas, deuses iracundos e toda sorte de entidades feéricas.

Quando olhamos para o céu noturno, logo pensamos em estrelas que foram importantes para as civilizações em todo o mundo. Elas foram parte de práticas religiosas e usadas para navegação e orientação astronômica. Muitos astrônomos antigos pensavam que as estrelas estavam permanentemente fixadas a uma esfera celestial e eram imutáveis. Por convenção, os astrônomos agruparam estrelas em constelações e as usaram para acompanhar os movimentos dos planetas e a posição inferida do Sol. O mais antigo mapa estelar datado com precisão apareceu na astronomia egípcia em 1534 a.C. Os primeiros catálogos de estrelas conhecidos foram compilados pelos antigos astrônomos babilônicos da Mesopotâmia, no final do segundo milênio a.C., durante o período dos Cassitas (em torno de 1531 a 1155 a.C.).[9]

Uma estrela é uma grande e luminosa esfera de plasma, mantida íntegra pela gravidade e pela pressão de radiação. Ao fim de sua vida, uma estrela pode conter também uma proporção de matéria degenerada.

Outras estrelas são visíveis da Terra durante a noite, quando não são ofuscadas pela luz do Sol ou bloqueadas por fenômenos atmosféricos. Historicamente, as estrelas mais importantes da esfera celeste foram agrupadas em constelações e as estrelas mais brilhantes ganharam nomes próprios. Pelo menos durante uma parte da sua vida, uma estrela brilha devido à fusão nuclear do hidrogênio no seu núcleo, liberando energia que atravessa o interior da estrela e irradia para o espaço sideral. Quase todos os elementos que ocorrem na natureza mais pesados que o hélio foram criados por estrelas, seja pela nucleossíntese estelar durante as suas vidas ou pela nucleossíntese de supernova quando as estrelas explodem. Os astrônomos podem determinar a massa, idade, composição química e muitas outras propriedades de uma estrela observando o seu espectro, luminosidade e movimento no espaço. A massa total de uma estrela é o principal determinante da sua evolução e possível destino.

Não podemos esquecer da lua cheia que é uma das fases da Lua, quando a sua totalidade é refletida na Terra é chamada de Lua cheia. Ocorre quando a Lua completa um movimento de 180° após a Lua nova, assim, seu disco lunar totalmente iluminado e é visível à noite, pois ela se opõe ao Sol em relação à Terra. O brilho característico da Lua, bem dominante nessa fase, é denominado de luar.

A Lua Cheia é a fase do “corpo”. É nessa fase que tanto garotos quanto garotas estarão sentindo o máximo de atração um pelo outro. Essa fase favorece bastante a paixão! Se estiver solteira, poderá se sentir atraída por garotos que “são o seu tipo”, mas cuidado: o sentimento pode ser passageiro! Se estiver ficando, esse é o momento certo de conquistar o gato!

Os Anjos da Noite eram querubins normais que vinham de noite proteger as criancinhas do medo noturno,mas que não contavam com a astúcia do vampiro e outros seres que amedrontam a noite. Daí em diante, os Anjos da Noite passaram a dar expediente na Terra só durante meio-período (o noturno). No fim, acabou sendo bom, porque eles só davam as caras no mundo dos homens em boates e clubes noturnos, ao invés de ficarem esperando por orações chatas que eram rezadas em horário aleatório, inclusive na hora do almoço celestial. Em virtude dessa moleza, nenhum anjo quis mais voltar para o céu, e suas asas acabaram se atrofiando.

A noite descansamos e onde sonhamos, o sonho é uma experiência que possui significados distintos se for ampliado um debate que envolva religião, ciência e cultura. É uma experiência de imaginação do inconsciente durante nosso período de sono. Os sonhos noturnos são gerados, na busca pela realização de um desejo reprimido. Em diversas tradições culturais e religiosas, o sonho aparece revestido de poderes premonitórios ou até mesmo de uma expansão da consciência.

Vida noturna é o termo coletivo utilizado para qualquer entretenimento que esteja disponível e seja mais popular do anoitecer até às primeiras horas da manhã. Ela inclui bares, casas noturnas, música ao vivo, poetas, cabaré, clubes, travestis, etc. A vida noturna engloba diversão que pode ir de inofensiva até o nível da degradação moral. O entretenimento noturno são inerentemente mais arriscado do que a diversão diurna, e geralmente mais orientada para adultos jovens. Sob certas circunstâncias, vida noturna também pode significar diversão para adultos, como uma zona de prostituição, por exemplo.

Pesadelos são sonhos com forte conteúdo emocional angustiante, que não necessariamente levam a despertar e ocorrem com muito mais frequência na população, sendo mais facilmente associados a seus eventos estressantes e frequentemente diminuindo de frequência sem necessidade de tratamento. A noite é bela, as vezes da medo e nunca para, sem a noite a vida não existiria aqui na terra.


Escute o Samba

Autor(es) : Noca da Portela, Colombo, J. Rocha, Darcy Maravilha e Celino Dias
Puxador(es) :Rogerinho
A noite
Se Vestiu de azul e branco
Abriu seu manto
Com encanto e poesia
Seus olhos, são a luz do luar
Que ilumina a passarela
Para a Portela brilhar
Poetas, trovadores, canções de amores
Sonhos, fantasias, mistérios, magia
E a noite veio seduzir o dia

Vem me beijar, amor
Te quero só pra mim
Maravilhosa flor
Que enfeita o meu jardim

Vem, sem medo de ser feliz
Mariposas, travestis
Dama da Noite faz a vida
Tem lendas, fascínio e sedução
E a Portela na avenida
O que é, o que é ?
É uma noite de paixão

É lua cheia, amor
Sai dessa fossa
Cai no meu samba
Que hoje a festa é nossa