CARNAVAL DE MAQUETE
U E S M

G.R.E.S.M.

Acadêmicos do Sábia


Gremio116 anos de garra, luta e emoção


Carnavalesco : Fabrício oliveira
Samba utilizado(Escola/Ano) : Bamba da Orgia 2003
Interpréte : Gílson Dorneles

SINOPSE


Autor(es) : Alerson Godoy


Autor: Alerson Godoy
“Nós somos bons torcedores
Sem hesitarmos sequer
Aplaudiremos o Grêmio
Aonde o Grêmio estiver”
Nas asas de um sabiá nossa escola sobrevoa Porto Alegre cidade cultural, bela e majestosa, uma das capitais mais bonitas do Brasil, vislumbrando glórias, tradições e vitórias, impulsionada pela paixão tricolor e com o intuito de alcançar o título do Grupo B do carnaval de maquete em 2018, apresentaremos o enredo: “Grêmio FBPA 116 anos de garra, luta e emoção.”, vamos exaltar a tradição e o brilhantismo do tricolor dos pampas, um clube que mantém vivo durante sua história suas inúmeras vitórias que estão eternizadas no coração de cada gremista.

Foi na cidade gaúcha, que surgia no inicio do século XX formada por ingleses e alemães uma equipe chamada Sport Clube Rio Grande. No dia 07 de setembro de 1903 foi marcada a primeira partida de futebol, que atraiu diversas pessoas curiosas para assistirem e torcedores do novo clube sul-riograndense. No decorrer da partida a bola usada pelos ingleses esvaziou, mostrando desapontamento de todos que ali estavam, havia entre eles um senhor chamado Cândido que ao ir assistir o jogo levava consigo uma bola, ao perceber o fato acontecido emprestou a mesma para o encerramento da disputa, permitindo assim que dessem continuidade a competição. Em troca, ao final da partida, obteve dos jogadores as primeiras lições sobre futebol e, principalmente, as instruções sobre como agir para fundar um clube.

Através do aprendizado com os jogadores aos 15 dias do mês de setembro daquele mesmo ano, trinta e dois rapazes deram inicio a uma história vitoriosa e fundaram o imortal clube tricolor, logo a principio uma divergência causou confusão no clube, na reunião de fundação precisavam escolher a cor da bandeira gremista a qual os jogadores iriam defender com toda raça e os torcedores vestiriam com todo amor aquela camisa. Os dois fundadores apresentaram propostas diferentes, Joaquim Ribeiro apresentou uma cor quase alaranjada chamada de havana, branco e preto. Já Cândido como era paulista e gostaria de vê as cores do seu estado na bandeira apresentou o encarnado no lugar do havana, decidiram então decidir democraticamente através de uma votação, a proposta de Joaquim Ribeiro foi vitoriosa, Cândido insatisfeito afastou-se do cargo, entretanto continuo como associados ao clube, ao comprarem os tecidos para a confecção das primeiras blusa se depararam com um problema não havia disponível no comércio tecido com a cor havana, então decidiram substituir pelo azul , escolhido por unanimidade entre os que estavam presentes em uma outra reunião. Então as três cores tão lindas se tornaram símbolos do Grêmio.

Após a fundação de uma verdadeira “seleção” que perpetua esse legado até os dias atuais, o clube ganhou inúmeros torcedores e diversas conquistas marcaram a sua história, dentre elas a Copa Libertadores da América e o titulo de primeiro clube gaúcho a conquistar o Mundial de clubes, também a Recopa Sul-Americana, dois campeonatos brasileiros, cinco copas do Brasil e uma Supercopa, além de uma Copa Sul e um campeonato Sul-Brasileiro. Já foi campeão trinta e seis vezes no Campeonato Gaúcho e uma vez na Copa FGF. A cada jogo e a cada vitória as torcidas contribuíram extremamente para todo esse sucesso, a geral do grêmio, torcida jovem, garra tricolor, entre outras organizadas e cada torcedor é também parte desse sucesso, são eles que transmitem boas vibrações, dando força para cada jogador, deixando também o seu legado na história do tricolor.

É impossível descrever a emoção de assistir a uma partida do Grêmio, da vibração de um clássico e da torcida, demonstrando o seu verdadeiro amor por esse clube, isso mostra na verdade que o futebol é muito mais que uma paixão nacional, ele ultrapassa todas as fronteiras, vence todas as barreiras sociais, e é capaz de irmanar diversos povos em torno de um mesmo ideal, assim o Brasil reconhece a honra e o mérito de um clube gaúcho que conquistou fiéis torcedores de norte a sul deste imenso país, diz o ditado que o gremista não torce por um time, mas torce por uma nação, e melhor que apenas amar o Grêmio é poder amar e ter com quem partilhar esse amor, que brilha no olhar de cada torcedor apaixonado, que torce, vibra, luta pelo seu time do coração. É lindo vê o legado cultural e histórico deixado por inúmeros craques que surgiram do tão amado clube que a cada partida sempre mostra ao que veio e todo garboso exibe suas inúmeras conquistas.

Orgulho maior é dizer que o Acadêmicos do Sabiá fará parte da história desse time unindo-se a milhões de corações que pulsam forte em nome de uma mesma paixão, transcenderemos os limites da razão e com a alma transbordante de alegria, eternizaremos em poesia o Grêmio na história do carnaval de maquete, e ao retornar mos para o Ceará com a taça nas mãos cantaremos em alto e bom som:

Dá-lhe, Dá-lhe, Dá-lhe Tricolor!
Dá-lhe, Dá-lhe, Dá-lhe Tricolor!
E Dá-lhe, Dá-lhe, Dá-lhe, Dá-lhe,
Dá-lhe, Dá-lhe, Dá-lhe Êôô!
Dá-lhe, Dá-lhe, Dá-lhe,
Dá-lhe, Dá-lhe, Tricolor!
VAMOS NESSA, RUMO A VITÓRIA!

Escute o Samba
Enredo: No Caminho Uma Bola, Dentro da Bola o Sonho Azul de Um Grêmio Vencedor
Autores: Sandrinho GC, Arilson Trindade e Claudinho
Interprete: Gílson Dorneles
Resultado: Campeã

LETRA DO SAMBA

BRILHA, BRILHOU O LINDO AZUL DESTE MAR
CARA PINTADA PRA INCENTIVAR
VISTA A CAMISA, MEU SAMBA VAI TE LEVAR
O MOSQUETEIRO ESTÁ NO AR
(BIS)
EU VOU ATÉ A PÉ, O AMOR ME LEVA
COM BAMBAS ONDE O GRÊMIO ESTIVER
QUE MAGIA ! MINHA ÁGUIA VESTE O MANTO TRICOLOR
FESTEJA UM CENTENÁRIO DE VITÓRIAS
ESTA PAIXÃO VIROU RAZÃO DE UMA NAÇÃO
FOI CONSAGRADA DO RIO GRANDE ATÉ O JAPÃO
NASCEU DE CAVALEIROS LUMINARES
E TRAZ SUA GARRA PRA VENCER MAIS UMA VEZ

SOU FARROUPILHA, SOU CAMPEÃO
AMÉRICA, AMÉRICA SE CURVOU
E O MUNDO INTEIRO APLAUDIU
A ESTRELA NEGRA ...ORGULHO DO BRASIL
(BIS)
CANTA IMORTAL TRICOLOR
DA BOLA SURGE O SONHO AZUL
DE UM GRÊMIO VENCEDOR
CONVIDO ATÉ O INTENACIONAL
CANELA PRETA JOGA NO MONUMENTAL

É GOL ! É GOL ! É EMOÇÃO
CEM ANOS DE GLÓRIAS, BATE FORTE CORAÇÃO
O BAMBAS NA AREA, É FESTA É ZOEIRA
LÁ NA BAIXADA LEVANTA POEIRA
LUPI, HOJE A TUA INSPIRAÇÃO
VAI ME BANHAR EM POESIA
A NOITE É NOSSA
CANTA O HINO COM ALEGRIA