CARNAVAL DE MAQUETE
U E S M

G.R.E.S.M.

Mocidade Unida MASF


Mocidade na era da comunicação


Carnavalesco : Marco Antonio
Samba utilizado(Escola/Ano) : Caprichosos de Pilares 1997
Interpréte : Jackson Martins

SINOPSE


Autor(es) : Marco Antonio


MOCIDADE NA ERA DA COMUNICAÇÃO Autor:
Marco Antonio da Silva Ferreira JUSTIFICATIVA DO ENREDO:
No ano de 2018 a Mocidade MASF contará alguns fatos importantes sobre a comunicação e a evolução do ser humano em se comunicar e inventar novas tecnologias em busca de um futuro melhor.

CONTEXTO HISTÓRICO DO ENREDO:

Pessoas desse nosso imenso mundo que é tão pequeno para esse nosso vasto universo. É com muito orgulho que esse ano a Mocidade Masf irá fazer um passeio no mundo da comunicação, explorando os fatos mais importantes do futuro e do passado.
Nossa viagem começa explorando a televisão, com esse meio de comunicação, ficamos informados de tudo o que acontece ao redor do mundo e graças ao nosso primeiro satélite o “BRASILSAT A1”, sendo o primeiro satélite brasileiro, estas informações chegam nós, Brasileiros.
Com as ondas de rádio e televisão tivemos um progresso imenso na área da comunicação, pois o “HOMEM FALA EM GUERRA AMOR E PAZ”. Com o avanço dos sinais de comunicação e da internet podemos ter o mundo na palma de nossa mão, com a invenção do celular evoluímos cada vez mais. Hoje, nosso planeta quando observado do espaço, parece mais uma teia de rede interligada virtualmente. Outra forma de comunicação está na música, pois tem um ritmo tão contagiante, que expressa a cultura de um determinado lugar, passando mensagens em suas frases. Mas todo esse avanço já vem de muito tempo atrás, pois na idade da pedra, nossos ancestrais, o homem das cavernas, já começou a se se comunicar através da escritas, onde gravavam suas mensagens nas pedras. Aqui no Brasil tivemos início quando Pero Vaz de Caminha chegou com sua primeira carta. De lá pra cá, surgiram os Correios. E por falar em carta, o pombo-correio foi um mensageiro de notícias e era muito

PROJETO DE CARNAVAL

UESM – União das Escolas de Samba de Maquete – 5 anos Carnaval 2018
usado em guerras do passado.
Não podemos esquecer do Farol que ficam nas praias, que são os vigilantes do mar, é por eles que muitos navios conseguem saber onde estão ou se estão chegando a um determinado lugar.
Na religião tivemos a guerra das línguas com a construção da torre de babel, pois a partir desse ínicio da história, cada lugar do mundo ficou com um tipo diferente de linguagem.
Então o ser humano é um ser muito evoluído e com certeza com a ajuda da comunicação e sabedoria, iremos conhecer outros mundo, pois um dia a terra irá se acabar e teremos que morar em outros lugares do universo, estamos tão evoluído que já construímos uma estação espacial e a com isso num futuro próximo iremos achar uma terra 2.
Mas com muita fé iremos conseguir tudo e muito mais seguindo conselhos e aprendizado do ser humano onde todos irão se ajudar para progredirmos cada vez mais
Hoje a comunicação é essência e para a sobrevivência da raça humana e com certeza num futuro próximo iremos encontrar outros mundos no universo, e quem sabe outros tipos de carnaval nesse enorme e infinito universo. Viva a comunicação! Viva a Mocidade Masf!

DESENVOLVIMENTO DO ENREDO:

SETOR 1 – Comunicação hoje O brasil já tem o primeiro satélite o BRASILSAT , com esse avanço nos bases de comunicação melhoraram muito, ficaram mais rápidas e podemos conferir isso em nossa TV Digital, com a imagem muito viva que parece que as pessoas estão saindo de dentro da TV. Celular é nossa mascote, não conseguimos viver sem ele, com o celular temos o mundo na palma de nossa mão, devido ao avanço da internet.

SETOR 2 – Comunicação antiga

Antigamente as pessoas se comunicavam mais, conversavam mais, pois não existia internet, tv e rádio.
Usavam muito as cartas que para chegar no usuário final demora muito um exemplo é a vinda dos Portugueses ao Brasil.
Com a chegada dos navios que viam da Europa, os índios estranhavam aquele povo chegando com roupas, outra cultura, onde o povo brasileiro foi se formando e um fato importante foi a carta de Pero Vaz de Caminha, que foi o ponto inicial para a formação dos Correios. Na parte Bíblica, outro contexto histórico importante foi a torre de babel, onde existiu uma guerra sobre a linguagem.
Idade Pedra as comunicações eram escritas desenhos nas pedras.

SETOR 3 – Comunicação no futuro
Com essa gigante evolução que tivemos de 50 anos até hoje, começamos a explorar o universo e sabemos que existe outros planetas, e o homem fez até uma estação espacial e com certeza iremos achar outros povos devido a alta tecnologia e iremos nos comunicar com outras vidas.
Escute o Samba

Autor(es)
Carlinhos da Ceasa, Darci Maravilha e Flavinho

Puxador(es)
Jackson Martins

Na Torre de Babel
O homem despertou
E sua imaginação voou
Bateu no tronco, no tambor e fez fumaça
E toda raça, pelo vento se comunicou
Gravou nas pedras
Sua herança cultural
De boca em boca a notícia foi geral
Pombo correio
Mensageiro sonhador
Vai e diz a ela
Como é grande o meu amor
Faróis, são olhos vigiando o mar
Tranquilo, o navegante alcança o cais
Nas cartas, no alô, na luz solar
O homem fala em guerra, amor e paz
Nas ondas do rádio e da televisão
Viajante do progresso, sou feliz
E o correio aéreo pela imensidão
Uniu países, através da comunicação
E a Caprichosos
Na era da imagem virtual
Pro mundo inteiro
Manda o seu carnaval
Te jogo um beijo amor
Na passarela eu sou
A imagem bela
Em tela de computador