Olá queridos amigos, Bom domingo a vocês. Hoje a coluna Resenha UESM, continua com o seu em novo formato. Um assunto será dado ao grupo de presidentes e carnavalescos da União das Escolas de Samba de Maquete e eles opinarão a respeito de algum tema ligado ao Carnaval de Maquete, gerando assim um debate que teremos a honra de ler aos domingos.
Essa semana a UESM bombou! As escolas de samba de Maquete Unidos do Tijucano e Coxa Bamba da Rainha estiveram nas berlindas das academias! Uma apresentando para a banca o seu projeto de Trabalho de conclusão de curso e a outra participando da FLIC- ES. Pautado nisso, o tema de hoje é: Enredo: Como escolho?
Mídia UESM: Aproveitando essa deixa dos eventos com a Tijucano e a Coxa Bamba da Rainha, queria perguntar a vocês. Como é o processo de escolha do enredo para vocês?
[10h09min, 22/5/2019] Thiago (Mocidade Recreio das Flores): Primeiro eu escolho o samba Depois eu crio o enredo em cima dele, ao contrário do real. [10h15min, 22/5/2019] Claudio (Bafo do Tatu): Começa de uma idéia, algo que li algo que me atraiu. A partir daí escrevo o enredo baseado em fontes. Geralmente utilizo só a Wikipédia. Mas utilizo, não copio, pois acredito que copiar colar é plágio kkk. Daí eu parto para a segunda parte que é a composição do Samba Enredo. Tento encaixar toda a sinopse na letra (claro que aqui dependo da boa vontade das entidades e amigos do outro lado para me mandarem uma boa melodia). Depois de terminado e gravado o samba parto para o roteiro de desfile. E finalmente começo a confecção da escola. E mexo no roteiro e enredo até encaixar tudo e encerrar o desfile. [10h19min, 22/5/2019] Jose (Império): O meu também. [10h27min, 22/5/2019] Marco (Mocidade MASF): Meu é o quem na minha cabeça e também vejo os materiais q tenho ai eu faço. [10h30min, 22/5/2019] Thiago (Mocidade Recreio das Flores): E difícil eu gosto de samba com uma cadência boa, às vezes tenho que deixar algum enredo que sonho guardado. Essas são alguns exemplos quero trazer para carnaval de maquete:- De Vila em vila
- Atabaques
- Narina
- Engrenagens
- Nem o Rei comeria, se o agricultor não cultivasse
- A Virgem de todas as virgens
[10h49min, 22/5/2019] Eduardo Wagner (Arco-Íris): A escolha é feita pela afinidade com o enredo, pelo menos nos três desfiles até agora.
[12h12min, 22/5/2019] Rômulo (Guerreiros da Liberdade): Na Guerreiros da Liberdade tudo começa no princípio da escolha de um tema enredo, ou seja, o que queremos apresentar em nosso desfile. Tendo essa escolha pesquisamos vários sambas enredos de diversas escolas e localidades desde que se encaixe na proposta a ser apresentada, para depois fazer a sinopse e suas pesquisa, na Guerreiros não gostamos de usar muito samba conhecidos, pois parece que fica algo como releitura, por exemplo, este ano nosso enredo é E a trevas se fez luz, de imediato todos se lembram da Viradouro, portanto vamos usar outro samba, e se for analisarmos, há muito samba ótimo de escolas de grupos inferiores, como os grupos de acesso, que são maravilhosos e nos dão o apoio necessário do que será proposto.
procuro um samba que se encaixe melhor no enredo, lógico que o ideal era produzir um samba, mas o desfile já tem um custo elevado e arcar com Intérprete e estúdio seriam inviáveis.
Quantas formas loucas e ousadas de se escolher um enredo, não é? É isso que nos move a fazer um carnaval de maquete. Aguardem a proxima edição do Resenha UESM
Saiba mais sobre o Carnaval de Maquete da UESM
*em colaboração voluntária ao SRZD