Inscrição

Olá, seja bem vindo a UESM – União das Escolas de Samba de Maquete. As escolas que queiram desfilar pela primeira vez ou as que deixaram de desfilar e queiram voltar para a UESM, precisam ler e concordar com o Estatuto, o Regulamento e seus anexos. O pedido de filiação deverá ser preenchido no link abaixo.

Após essa etapa, será enviado para o e-mail da agremiação o Modelo do Projeto da escola para que a agremiação preencha de forma correta seguindo o padrão UESM. Serão aceitas apenas as inscrições que estejam dentro dos documentos oficiais encaminhadas pela UESM pelo e-mail oficial.

Esse projeto é o passaporte para o grupo de avaliação da UESM, que tem como objetivo avaliar as Escolas de Samba de Maquete para ocupar as 05 vagas do grupo de acesso no carnaval desse ano.  Temos apenas 16 vagas para novas escolas e o PROJETO DE CARNAVAL deve ser enviado até 01 de Novembro.  Quanto antes for encaminhado, mais chances de entrar e mais chance de corrigir algo caso o projeto não seja aprovado. Lembrando que depois de aprovado o projeto a escola pode promover alterações no material encaminhado, aqui é apenas o projeto de como você pretende fazer o seu carnaval.

O primeiro passo para a entrada é fazer a ficha de inscrição em: link https://forms.gle/MuXUUihjcujumjEi8

 

O PROCESSO INICIAL DE AVALIAÇÃO:

 

Depois de realizar a ficha de inscrição, a UESM enviará para o seu e-mail um Projeto de Carnaval. Nesse projeto, que você deverá nos devolver completamente preenchido, contém ficha técnica, bandeira, sinopse, logo de enredo, letra do samba, roteiro do desfile e o espaço para, mostrar nitidamente, a foto de 02 fantasias diferentes e prontas.

Fica a critério da agremiação, apresentar partes do seu barracão, alegorias ou outros materiais. Este projeto ficará restrito apenas à avaliação da coordenação da UESM. Cabe à coordenação da UESM analisar e julgar se a escola tem condições de participar dos desfiles.

 

Seguindo as seguintes orientações:

 

  1. Se a ficha técnica e o projeto de carnaval estão preenchidos corretamente;
  2. Se a sinopse é original ou se é plágio ou se foi adaptada de um outro texto já existente sem prévia autorização;
  3. Se o samba está liberado para ser utilizado ou se outra escola já o requisitou anteriormente;
  4. Se o logo de enredo e a bandeira são originais;
  5. Se o roteiro de desfile está condizente com o texto da sinopse e com o tamanho de desfile proposto pelo regulamento;
  6. Se as fantasias estão vestindo o corpo dos bonequinhos padrões da UESM (anexo) e atendem aos requisitos de parecerem realmente fantasias de carnaval e não apenas papel, plástico ou tecido colocado em cima dos bonecos.

 

A agremiação que não for aprovada pode refazer o projeto até o prazo final estipulado pela coordenação ou tentar novamente no ano seguinte. Somente após a divulgação do resultado do Processo de Avaliação e a concordância em participar dos desfiles as novas escolas passam oficialmente a fazer parte da UESM.

 

O PROCESSO FINAL DO GRUPO DE AVALIAÇÃO

 

A segunda etapa do processo de avaliação, será saber se a escola tem condições de fazer um desfile dentro das regras e padrões estipulados pela UESM; O desfile que vocÊ construirá deve conter os seguintes itens:

 

  • Carros Alegóricos: 01 (um);
  • Comissão de frente: mínimo de 08 (oito) e máximo de 15 (quinze) bonecos componentes;
  • Casal de Mestre-sala e Porta-Bandeira: 01 (um), apresentando o pavilhão oficial da escola;
  • Ala das baianas – mínimo de 12 (doze) bonecos componentes;
  • Ala de bateria – mínimo de 12 (doze) bonecos com adereços que representem instrumentos musicais;
  • Alas livres – 02 (duas alas) com mínimo de 12 (doze) bonecos componentes (além a Baiana e da Bateria).

 

O Grupo de Avaliação será julgado pelo quesito CONJUNTO. Nesse quesito, as escolas serão avaliadas nos seguintes aspectos:

 

  • Vídeo:o desenvolvimento do desfile em uma seqüência contínua, com início-meio-fim;
  • Áudio:a continuidade do samba ao longo do vídeo, sem picotes, silêncios ou falhas;
  • Concepção: a originalidade do enredo proposto. A qualidade escrita do enredo. O desenvolvimento do enredo nos itens do desfile;
  • Realização:a execução de tudo que foi proposto no projeto do enredo. O acabamento, o capricho e a criatividade na elaboração de fantasias, alegorias e adereços. A unidade visual do desfile.

A idéia de fazer esta avaliação antes de aprovar a escola para o Grupo de Avaliação vem para fortalecer o nosso carnaval e destacar ainda mais o trabalho de quem realmente vai poder fazer a escola completa, seguindo as regras da UESM. Portanto, a sugestão é que leiam o Livro Abre-Alas da UESM, escolham suas escolas favoritas e leiam a parte delas, depois, olhem as justificativas dos jurados.

Chame os amigos, monte sua escola e encaminhe um e-mail para carnavaluesm@gmail.com solicitando mais informações!

 

Veja nosso calendário carnaval 2021:

Grupo Avaliação

  1. A) Entrega de Enredo e Áudio do Samba (Inédito ou Reeditado): 01/11/2020
  2. B) Sorteio: 02/11/2020
  3. C) Entrega do Projeto final: 24/01/2021
  4. D) Entrega do Video: 31/01/2021
  5. E) Desfiles: 12/02/2021
  6. F) Apuração: 21/02/2021

 

TAXA DE INSCRIÇÃO:

Para garantir a presença nos desfiles é necessário estar com a Taxa de Participação no valores de R$20,00 (GRUPO ESPECIAL E ACESSO) e R$10,00 GRUPO DE AVALIAÇÃO) quitada até uma semana antes dos desfiles. Podendo ser parcelado em até 4 x com a ultima parcela paga até antes do carnaval. Qualquer problema relacionado a isso, deve ser comunicado a liga o mais rápido possível. Caso o valor não esteja pago integralmente até o prazo final a agremiação ficará de fora dos desfiles e demais eventos da liga.

 

 

 

 

6 comentários sobre “Inscrição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *