.

As escolas que queiram desfilar pela primeira vez ou as que deixaram de desfilar e queiram voltar para a UESM, precisam ler e concordar com o Estatuto, o Regulamento e seus anexos. O pedido de filiação deverá ser preenchido no link: https://forms.gle/Gq14r5JgpCJaL56KA.”
Após essa etapa, será enviado para o e-mail da agremiação o Modelo do Projeto da escola para que a agremiação preencha de forma correta seguindo o padrão UESM.
Serão aceitas apenas as inscrições que estejam dentro dos documentos oficiais encaminhadas pela UESM pelo e-mail oficial.
O prazo máximo para inscrição é de até 3 meses antes dos desfiles desde que o grupo não esteja completo.
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO:
Para garantir que a Escolas de Samba de Maquete está de acordo com as regras e padrões estabelecidos pela UESM é necessário encaminhar o esboço de seu Projeto de Carnaval (Ficha de Inscrição) contendo ficha técnica, bandeira, sinopse, logo de enredo, letra do samba, roteiro do desfile e mostrar nitidamente fotos de 4 fantasias diferentes prontas. Fica a critério da escola apresentar partes do seu barracão, alegorias ou outros materiais. Este projeto ficará restrito apenas à avaliação da coordenação da UESM.
Cabe à coordenação da UESM analisar e julgar se a escola tem condições de participar dos desfiles. Seguindo as seguintes orientações:

1. Se a ficha técnica e o projeto de carnaval estão preenchidos corretamente;

2. Se a sinopse é original ou se é plágio ou se foi adaptada de um outro texto já existente sem prévia autorização;

3. Se o samba está liberado para ser utilizado ou se outra escola já o requisitou anteriormente;

4. Se o logo de enredo e a bandeira são originais;

5. Se o roteiro de desfile está condizente com o texto da sinopse e com o tamanho de desfile proposto pelo regulamento;

6. Se as fantasias estão vestindo o corpo dos bonequinhos padrões da UESM (anexo) e atendem aos requisitos de parecerem realmente fantasias de carnaval e não apenas papel, plástico ou tecido colocado em cima dos bonecos.
A agremiação que não for aprovada pode refazer o projeto até o prazo final estipulado pela coordenação ou tentar novamente no ano seguinte.
Somente após a divulgação do resultado do Processo de Avaliação e a concordância em participar dos desfiles as novas escolas passam oficialmente a fazer parte da UESM.