CARNAVAL DE MAQUETE
U E S M

G.R.E.S.M.

Império dos Campos Gerais


Celebrando o Povo Brasileiro, a Império avisa: É Hora de Festejar!


Carnavalesco : Renato Garcia
Samba utilizado(Escola/Ano) : Mangueira 2014
Interpréte : Luizito

SINOPSE


Autor(es) : Renato Garcia

logotipo-campos-gerais


Celebrando o Povo Brasileiro, a Império avisa: É Hora de Festejar!
Império dos Campos Gerais
Carnaval 2019


Justificativa:

Festa, cultura e diversão… Assim são as festas populares que acontecem em muitas regiões do Brasil . A principal característica dessas festas é a demonstração dos aspectos culturais de uma região com a participação de um número maior de pessoas. Acontecem ao ar livre, nas ruas, praças ou estádios, envolvendo muitas vezes uma cidade inteira. São marcadas também pela demonstração das tradições regionais, rituais religiosos, comidas, músicas, danças e roupas típicas. Para marcar nossa estreia no carnaval , a Império dos Campos Gerais convida a todos e avisa: é hora de festejar! Vamos celebrar as festas do povo brasileiro ...


SINOPSE


Nosso país é reconhecido internacionalmente por seu povo alegre e suas festas animadas, suas celebrações já tradicionais, relacionadas diretamente à religiosidade e ao folclore popular. Durante esses festejos, todos se reúnem esquecendo suas diferenças sociais, físicas ou ideológicas por alguns momentos. No Brasil, todos são bem vindos para comemorar a alegria, a diversidade, o sorriso do povo, de todas as raças, da explosão cultural....

Começando pelos Pampas, terra do vento minuano e do orgulhoso povo gaúcho, que todo ano resgata , em Vacaria, sua história heroica na Semana Farroupilha, manifestação do orgulho rio grandense que encanta a todos. Também no Rio Grande do Sul, a cidade de Caxias celebra a fantástica Festa da Uva, onde vinhos e sucos vindos de toda parte são degustados nessa bela festa, que tem origem italiana e é ate hoje uma tradição..

Ainda no sul do país, o povo catarinense nos brinda com a Oktoberfest, a festa da cerveja, que atrai turistas de toda parte e seduz quem visita anualmente Blumenau, um pedacinho da Alemanha no Brasil ..

No centro norte do Brasil , a força das festas religiosas ficam visíveis na Cavalhada, na Festa do Divino e na Folia de Reis. Mágicas celebrações, heranças de nossos colonizadores, onde a religiosidade se mistura a cavaleiros, armaduras, lanças e espadas... Na região amazônica temos duas grandiosas festas populares: no Pará, a festa do Círio de Nazaré traz para Belém inúmeros devotos - romeiros buscando as bênçãos de Nossa Senhora de Nazaré; e, em Parintins a alegria continua, com a festa do boi que divide uma cidade e conquista um país, Garantido e Caprichoso fazem a festa da floresta!.

O São João do Nordeste arrasta multidões. O céu fica pintado de estrelas e balões. Campina Grande, Caruaru, Mossoró...fogueira, quadrilha, quentão...tudo é alegria na celebração aos santos juninos..

Enquanto em São Luís do Maranhão, o Bumba meu boi é folclore puro que se espalha por toda região, o sincretismo é o parceiro do povo baiano, que nas ruas de Salvador renova sua fé na Lavagem do Bonfim e na procissão marítima rezam para a santa mas lançam oferendas ao mar, em louvor a Iemanjá. .

E o Carnaval?.

Ele é a coroação do povo que se liberta de tudo pra poder festejar, dançar, cantar, enfim se esbaldar em busca de um só ideal, que é ser feliz! As pessoas invadem as ruas, esquecendo nesses dias de alegria, suas tristezas. .

Nas avenidas de Recife e Olinda é o colorido das sombrinhas de frevo que dão o tom da festa , arrastando milhares de pessoas em torno do Homem da Meia Noite , do Bacalhau do Batata e do Galo da Madrugada..

Descendo as ladeiras do Pelourinho, é o povo a festejar no swing do Olodum ou seguindo o som eletrizante dos trios elétricos. .

Mas é nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo que essa festa é coroada. Os blocos, os cordões e as grandes escolas de samba que fazem na Sapucaí e no Anhembi, o maior espetáculo da Terra...o balanço e o gingado da festa de todas as festas, fascina e proporciona para todos os brasileiros um sentimento de imensa felicidade. Viva as escolas de samba, seus ritmistas, baianas e seus sambistas imortais. Seu reinado não acaba, não se encerra..

Assim é o Brasil, sem dúvida é campeão na organização de festas populares! Assim é o povo brasileiro, cai, levanta, e ,de festa em festa leva sua vida e acredita que ainda há muito que festejar!
Escute o Samba

SAMBA DE ENREDO

compositores
Lequinho, Júnior Fionda, Igor Leal, Paulinho Carvalho e Flavinho Horta
intérprete

José Luiz Couto Pereira da Silva (Luizito)
Vem ouvir a voz do povo a cantar
Ao longe todo mundo me conhece
O meu samba é uma prece
Desço o morro pra mostrar
A festa Mangueira, começou
Conta a história que Cabral
Chegou de Portugal e o índio então dançou
De norte a sul a alegria se espalhava
Vila Rica se enfeitava, pro congado coroar
Ôôô ... lá em São Salvador
Vou lavar a escadaria na fé do nosso senhor
Faço um pedido a rainha Iemanjá
Ilumine a passarela pra minha escola passar

Pegue seu par, dance quadrilha
Simbora pro meu sertão
Vem pular fogueira viva São João!!!
Com sanfona e zabumba
Tem forró a noite inteira
No arraiá da Estação Primeira

Sou brasileiro, vou festejar
Meu palco é a rua e a luz o luar
No coração da floresta magia que encanta
"Garanto" que vai "caprichar"
Chegando a terra da garoa um arco-íris despertou
Orgulho, respeito, igualdade
Tremula a bandeira da diversidade
Um novo tempo nascerá, explode em cores pelo ar
É carnaval estou aqui de novo lá vem meu povo a desfilar
Na "super campeã" da maior festa da cultura popular

Oba, oba, eu quero ver quem vai
Cair na folia sambar com a Mangueira
É bom se segurar, levanta poeira
É verde e rosa a festança brasileira